No geral, a referência de sites é exigência dos trabalhos acadêmicos ou publicações científicas. Então, seja para publicar algo ou fazer uma iniciação científica, ou para entregar trabalhos em cursos de graduação, sempre será exigido que a referência siga o padrão estipulado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Isso não vale apenas para referenciar sites, mas para todo e qualquer tipo de referência, dentre muitos outros detalhes como: formatações, modelos de capa, recuos de parágrafo, etc. A ABNT tem normas rígidas que devem ser seguidas em todas publicações acadêmicas.

Qual a dificuldade de referenciar um site?

O problema com as referências de site é que, diferente de um livro ou um artigo, nem sempre é possível saber quem foi o autor ou quando foi publicado. Com o avanço da tecnologia, então, muitos trabalhos têm cada vez mais utilizado esse tipo de citação e muitos alunos ou pesquisadores ficam sem saber como prosseguir. É fácil encontrar na internet guias de como formatar seu trabalho nas normas ABNT, mas nem sempre eles trazem a informação de como referenciar um site.

Como é feita, então, a referência de um site?

Existem três tipos de conteúdo virtual que são comumente citados em trabalhos acadêmicos e, por isso, precisam aparecer nas referências bibliográficas. São eles:

  • Matérias ou artigos de jornais
  • Matérias ou artigos de sites
  • Homepages

É possível, dependendo do escopo do trabalho pesquisado, que sejam citadas outras fontes como, por exemplo, até conteúdo de rede social. Deste modo, a forma de citação deve se aproximar do modelo para Homepages.

Uma matéria ou artigo de jornal trata de conteúdo jornalístico consultado por meio eletrônico. Matérias de site, por outro lado, são de veículos exclusivos da internet. Homepage é o site que não se enquadra nas outras categorias. Apesar do nome, não está limitado a uma página inicial do navegador. 

Pelo padrão estipulado pela ABNT, toda referência deve conter: título da página ou da matéria, local em que foi publicada (se disponível), data de publicação (se disponível, dia mês ou ano), o nome do autor (se disponível, haverá casos, principalmente em referências de homepages, que não é possível identificar o nome do autor). o endereço eletrônico de acesso e a data em que o site foi acessado.

Assim, uma referência deve seguir um desses formatos:

  • Caso seja possível identificar o nome do autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, local de publicação, dia, mês e ano. Seção (se disponível). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.
  • Caso não seja possível identificar o nome do autor: TÍTULO da matéria. Nome do jornal, local de publicação, dia, mês e ano. Seção (se disponível). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Essas, no geral, são as informações necessárias para saber como fazer referencia de site completa. Isso muda um pouco no caso da homepage, uma vez que essa última nem sempre apresenta todas as informações necessárias. Assim, costuma ser esse o maior problema dos estudantes na hora de montar suas referências. Mas não há motivo para preocupações, é mais simples do que aparenta ser. A exigência para referenciar homepages é de que contenha o maior número de informações disponíveis, sendo elas: o autor ou organização responsável pelo site, o nome do site, o ano (caso não seja possível identificar o ano de publicação, pode-se indicar o ano de copyright do site seguido de um “c”), a ementa (uma descrição da página que está sendo acessada, por exemplo: página inicial ou página de blog), o endereço de acesso, seguindo no mesmo padrão que os anteriores (Disponível em: ) e a data de acesso.

Bem simples, exige até menos informações que as publicações de jornais ou revistas virtuais. Veja um exemplo montado:

NOME DO AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano (de publicação da página ou de copyright do site). Ementa (descrição: se trata de uma página inicial, por exemplo). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Conclusões

Assim, referenciar sites é algo mais simples do que parece. Muitas pessoas têm dificuldades por se tratar de algo que ainda é recente nas publicações acadêmicas, mas sabendo fazer, não há com o que se preocupar.

 

Deixe um Comentário

bbc50320534de14b291b632808fa4703