A tecnologia está em constante evolução: sentimos isso na pele, em nosso dia a dia e em cada atividade que fazemos – inclusive as profissionais. Nesse contexto, a inteligência artificial (que chamamos carinhosamente de IA) é uma das áreas que vem ganhando destaque nos últimos anos, se mostrando uma poderosa ferramenta para as empresas.

Tendo em vista suas capacidades de aprendizado contínuo e de automação de tarefas, a IA tem o potencial de transformar diversos setores de uma empresa e impulsionar o seu crescimento como um todo. Sim, sua empresa está inclusa nesse novo mundo das IA!

Neste artigo, vamos explorar como a inteligência artificial pode ser aplicada nas empresas e quais benefícios ela pode trazer. Aproveite bem e continue com a gente!

Inteligência artificial nas empresas: um caminho esperado

Quem esteve no Planeta Terra nos últimos dois anos com certeza ouviu falar – pelo menos em conversas paralelas – da inteligência artificial e de seus avanços recentes. O mais provável, no entanto, é que você já esteja um pouco familiarizado com a maioria de seus termos.

Você já deve conhecer, por exemplo, os poderes do ChatGPT, um modelo de linguagem avançado criado pela OpenAI, cuja principal função é responder perguntas e fornecer informações com base em seu treinamento e em uma ampla gama de tópicos. Há também outros, que cresceram na esteira do sucesso do Chart GPT, como o Bing e os ainda prototípicos modelos do Google e do Windows Office.

Também deve ter ouvido falar nas ferramentas de geração de imagens (algumas até viraram meme), como o MidJourney, Dall-E, Stable Diffusion e o Adobe Firefly. Estas funcionam de maneira muito similar ao ChatGPT: insere-se um prompt e, a depender da ferramenta, o usuário pode refinar seu resultado.

Foi inevitável que, em meio a essa efervescência toda, pensássemos: como é possível utilizar isso nos negócios? E, em cada gestor e empreendedor, emergiu a pergunta: que proveito posso tirar disso tudo e desenvolver ainda mais os processos na minha empresa?

Tudo parece – e é – bastante promissor, mas é importante termos a real consciência do que a IA pode fazer por nossas empresas, de maneira a não comprometer a qualidade dos negócios, dos produtos, dos serviços, e do relacionamento com o cliente.

O que a inteligência artificial pode fazer por sua empresa?

A maneira com que as ferramentas – tanto as de texto, como o ChatGPT, quanto as de imagem, como MidJourney e afins – nos entregam o que pedimos pode encantar. E, de fato, é algo muito admirável!

Porém, precisamos ter cautela. Essas não são ferramentas conscientes, estão em processo constante de aprendizado e aprimoramento e, mais importante, cometem muitos – MUITOS – erros. Vale a pena correr todo esse risco?

Em alguns aspectos, vale a pena se o risco for minimizado ao máximo. Isso pode ser alcançado se escolhermos com muito cuidado onde e como vamos utilizar as ferramentas de IA em nossa empresa.

Para facilitar a vida do amigo empreendedor e gestor, selecionamos três maneiras seguras de utilizar a IA em suas operações. Acompanhe:

Tarefas de baixo valor agregado

São atividades corriqueiras e pouco estratégicas. Por exemplo, você pode solicitar à IA que faça um resumo em tópicos de um texto grande, para montar uma apresentação. Também pode pedir que a ferramenta coloque uma lista de itens em ordem cronológica.

Análise de dados

Aqui entram atividades que, de outro modo, demorariam horas e dias de trabalho. É possível pedir às ferramentas de IA, por exemplo, que analise uma planilha com grande volumes de dados e ofereça insights sobre padrões e estratégias a serem adotadas em função dessas informações.

Primeiros pontos de contato com o cliente

Uma IA bem treinada pode ser o primeiro ponto de contato com um cliente que busque atendimento, podendo direcioná-lo para o departamento correto ou mesmo fornecendo ali mesmo a informação de que ele precisa. Rápido e econômico!

E você? Como está hoje sua empresa em relação aos avanços da inteligência artificial? Conte para a gente!

Deixe um Comentário