O envio do arquivo para impressão é apenas uma das várias etapas que envolvem a criação de materiais gráficos. Da concepção da fonte até o modelo de papel utilizado, a empresa deve estar atenta para que cada detalhe seja definido em busca do melhor lucro possível.

Se falhas ocorrem na criação e impressão de uma embalagem ou flyer, por exemplo, a empresa deverá refazer todo o seu trabalho. Justamente por isso, o planejamento crítico: ele evita atrasos e gastos desnecessários.

Você tem dúvidas sobre como garantir o máximo de qualidade para as suas impressões? Então confira o post abaixo com as melhores estratégias para enviar problemas ao enviar arquivo para impressão!

Cuidado com as marcas de impressão

As marcas de impressão são recursos de segurança que toda empresa deve criar. Elas são inseridas junto aos arquivos para impressão e permitem que o profissional saiba exatamente o limite das margens e pontos que devem ser cortados. Assim, o produto final ficará exatamente dentro do esperado.

Escolha o tamanho ideal

A escolha do tamanho também é importante. Avalie o objetivo do seu material gráfico e busque definir medidas que sejam ideais para o público que você pretende atingir.

Ao criar o arquivo para impressão, configure as medidas corretamente. Assim, você conseguirá ter uma noção mais precisa sobre como os itens ficarão distribuídos e evitar que algo fique desalinhado ou com a qualidade incorreta.

Tenha uma fonte alinhada com o tipo de conteúdo

Não só a linguagem utilizada em impressos é importante. A fonte é um dos pontos chave para passar a mensagem do modo correto e evitar problemas na leitura.

Portanto, sempre busque uma fonte que esteja alinhada com o perfil da marca e o tipo de conteúdo que é criado. Além disso, trabalhe para que ela esteja alinhada com o perfil: públicos jovens, por exemplo, são mais receptivos a fontes alegres e com tom jovial.

Defina uma técnica de impressão adequada

A técnica de impressão é um dos pontos mais importantes. A empresa deve garantir que o tipo de impressão utilizado para criar o material gráfico não atrapalhará a qualidade do produto final e não necessitará de grandes investimentos. Portanto, comunique os seus objetivos com a gráfica e trabalhe para definir uma abordagem alinhada com as suas demandas.

Configure o arquivo corretamente

A configuração do arquivo de impressão também deve passar por outros detalhes técnicos. A resolução do material gráfico sempre deve ser igual ou superior a 300 DPI (dots per inch, ou pontos por polegada, em português). Isso evitará a perda da resolução após a impressão.

O padrão de cor deve ser CMYK. Assim, haverá mais fidelidade entre a peça digital e a impressa.

Por fim, mantenha o tamanho do papel ajustado às suas necessidades. Assim, as chances de um conteúdo que deve ser impresso em papel A4 ser impresso em papel A5 serão mínimas.

Saiba qual o tipo de papel é o ideal

O papel é um dos materiais mais versáteis que existem. Ele pode ser utilizado para confeccionar catálogos, embalagens e até mesmo flyers.

Mas para que a sua impressão tenha bons resultados, escolher o tipo correto de papel é algo básico. Portanto, sempre avalie, entre as opções disponíveis, a que pode gerar um resultado alinhado com as suas demandas. Assim, você pode evitar prejuízos e ter um maior retorno sobre o seu investimento.

A impressão de um material é um processo complexo, que exige vários cuidados para dar certo. Diante disso, sempre busque uma gráfica com profissionais capacitados e equipamentos de ponta.

Uma boa gráfica auxilia a sua empresa a encontrar a melhor estratégia para atingir o resultado esperado. Assim, as suas necessidades são atendidas e o negócio evita prejuízos após enviar o arquivo para impressão.

Quer saber mais sobre os tipos de papel existentes? Então, conheça os 10 tipos de papel mais usados na indústria gráfica!

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