Se você já teve o mínimo contato possível com a área de gráficas e design, certamente já ouviu falar dessa escala de cores pelo menos uma vez. Mas, ainda assim, será que você já conhece algo sobre a origem do Sistema Pantone?

Você está no lugar tanto se conhece algo ou se não conhece nada – pois, neste artigo, vamos desvendar as origens dessa que é a escala de cores mais famosa do mercado de design e de impressos!

O que é o Sistema Pantone?

Pantone pode ser, para muitas pessoas, sinônimo de paleta de cores.  Quem diz isso está no caminho certo, mas é uma conceituação bastante simplista e limitante. Vamos entender por quê?

Em linhas gerais, o Sistema Pantone é um conjunto de ferramentas para reprodução, identificação e combinação de cores. Melhor ainda: é como se fosse um verdadeiro idioma em que se pode traduzir qualquer tipo de cor, em qualquer situação.

Podemos reconhecer o sistema em ação de uma forma bem simples e também bastante popular (até mesmo em memes): o código Pantone. Um tom de amarelo claro bem específico tem o código Pantone 100 C, que pode ser reproduzido com 100% de fidelidade se seguidos os padrões do Sistema Pantone.

A origem do Sistema Pantone

A trajetória da Pantone começou em 1963, com um entusiasta e um conceito na mente: Lawrence Herbert, fundador e diretor da empresa por muitos anos, achava que as cores poderiam ser interpretadas de maneira diferente por cada pessoa.

Foi em função disso que se criou o Pantone Matching System, ou seja, os famosos e belos catálogos de cores da Pantone. A ideia era, com isso, atribuir códigos (letras e números) específicos para cada cor criada pela empresa, para assim não depender da subjetividade e dos “achismos” da percepção visual humana.

Esse direcionamento que a Pantone tomou em relação a produto e mercado foi revolucionário, pois permitiu, em uma época de tecnologia escassa, que se conseguisse impressões cada vez mais precisas. Além, claro, de combinações de cores nunca antes possíveis, devido a essas limitações.

A Pantone hoje

O resultado é que o Sistema Pantone é, hoje, o mais utilizado no desenvolvimento de cores únicas e exclusivas para quaisquer tipos de projetos. Como não poderia deixar de ser, a evolução da tecnologia nas últimas décadas foi grande aliada da Pantone, culminando em uma ampla gama de produtos e soluções.

Dentre essas soluções podemos citar aprimoramentos importantes para a produção, seleção e reprodução de cores atreladas a mercados de alta precisão, que já entraram no mundo digital, como gráficas, indústrias têxteis, de plástico e também de moda.

Desde 2007 a Pantone é uma subsidiária da X-Rite, companhia que também atua no ramo de cores, investindo em tecnologia e ciência. E, desde 1999, designers e profissionais da criatividade esperam anualmente a divulgação da Cor do Ano Pantone.

Para fins de curiosidade: a Cor do Ano Pantone 2021 também é um tom de amarelo, como em nosso exemplo: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating.

Gostou de história? Se sim, compartilhe com seus contatos! Aproveite e marque o nosso blog nos seus favoritos!

Deixe um Comentário