Muitas empresas investem em impressos para conquistar consumidores e divulgar novos produtos e promoções. Porém, como criar uma arte gráfica que esteja alinhada com as demandas do mercado, o perfil do consumidor e a linguagem da marca?
Esse é um desafio grande, mas que, com os cuidados certos, pode ser vencido facilmente. Isso garante que a marca conseguirá bons resultados com o produto e, da mesma forma, trará um alto retorno ao seu investimento.
Confira, abaixo, alguns passos e saiba como criar artes gráficas de qualidade!
Adote os softwares corretos
GIMP, Corel Draw, Canva e Pacote Adobe. Para garantir que a sua tenha um bom custo-benefício, é fundamental escolher a ferramenta correta.
Isso dependerá do orçamento, dos sistemas operacionais disponíveis para criar a peça e do perfil do time. Assim, a empresa pode garantir que a peça gráfica será criada a baixo custo.
O Pacote Adote, por exemplo, é uma suíte paga completa para manipular fotos e ilustrações. Já o Corel Draw é muito indicado para o trabalho com vetores gráficos (imagens que podem ter o seu tamanho ampliado sem perda de qualidade).
Já o Canva e o GIMP são gratuitos. O primeiro, é disponibilizado via web e permite a criação colaborativa de imagens em um sistema drag-and-drop. Já o GIMP (que tem uma licença de código-aberto) pode ser utilizado em distribuições Linux e personalizado profundamente para a edição de imagens.
Tenha um design de qualidade
O design é um dos pontos críticos de qualquer peça gráfica. Ele tem uma influência direta no modo como o cliente vê a peça e se engaja em seu conteúdo e com a marca no futuro. Portanto, é fundamental que a companhia garanta que o design seja de qualidade.
Ao criar sua arte gráfica, garanta que o design esteja alinhado com a linguagem e o perfil da sua marca. Também busque um design que seja correspondente ao tipo de peça que será criada. Assim, você pode atrair mais consumidores.
Não se esqueça dos pontos que influenciam a qualidade da impressão
Os detalhes que envolvem a impressão também estão entre o cuidado com a criação de uma arte gráfica. Antes de enviar o conteúdo para a gráfica, a equipe responsável por criar o arquivo deve ter a certeza de que nenhuma configuração está desalinhada com os objetivos do negócio.
Pontos como o tamanho do papel, as marcas de impressão e o padrão de cores devem sempre estar bem definidos. Dessa forma, a companhia pode garantir que o resultado final estará alinhado com o que a empresa espera.
Tenha apoio de profissionais especializados
A criação de materiais impressos para fins publicitários faz parte das estratégias de várias empresas. Seja em eventos ou mesmo na divulgação de promoções, os impressos auxiliam o negócio a reforçar o seu branding, ampliar o conhecimento que clientes têm do portfólio de produtos e criar oportunidades de vendas.
Mas, para que eles sejam bem feitos, alguns cuidados devem ser tomados. Dos programas escolhidos ao tipo de design, a empresa deve estar atenta para evitar riscos e garantir que a peça seja competitiva.
Portanto, sempre que possível, conte com o apoio de alguém que sabe como criar uma arte gráfica. Essa pessoa deve dominar a escolha de estratégias, que devem ser alinhadas ao perfil do negócio e, assim, dar um bom retorno ao investimento. Ou seja, a companhia precisa contar com a parceria de um bom time de designs e publicitários para garantir que as peças tenham alta qualidade e sejam impressas corretamente.
As peças gráficas fazem parte do dia a dia de um negócio, mas, somente quanto a companhia sabe como criar arte gráfica, ela se torna capaz de conquistar o consumidor e garantir que vendas sejam realizadas. Portanto, sempre fique atento às melhores formas de evitar erros e garantir o máximo de qualidade para as suas peças. Assim, você conseguirá ser competitivo e evitar prejuízos.
Você sabia que as embalagens também são consideradas materiais gráficos que influenciam na competitividade de uma empresa? Veja os motivos no nosso blog e saiba como embalagens personalizadas podem manter a competitividade!