A apresentação de um projeto é tão importante quanto o seu conteúdo. Afinal, por melhores que sejam o texto e a imagem, sem um bom projeto gráfico, eles podem perder o potencial diante do público.

E para fazer uma apresentação de qualidade, é preciso que se tenha atenção à fase de planejamento, entendendo todos os requisitos necessários para que o projeto tenha coerência e impulsione a experiência de leitura.

Quer entender como essas etapas funcionam? Veja, a seguir, as dicas essenciais para montar um projeto gráfico surpreendente!

6 dicas para fazer um bom projeto gráfico

O projeto gráfico é um conjunto de especificações que interferem na experiência de leitura de um produto. Portanto, mesmo um simples panfleto exige mais planejamento do que o senso comum acreditaria existir! Entenda com as dicas que apresentamos a seguir.

1. Tenha atenção ao briefing

Na reunião com o cliente, você precisa se esforçar para entender todos os requisitos do projeto para montar um briefing. Compreenda qual é o propósito da marca, quem é o público-alvo, como é o cotidiano do usuário final, o orçamento disponível, entre outros. Assim, você tem mais chances de fazer uma peça correta, sem que para isso necessite de tantos ajustes.

2. Realize pesquisas

Para surpreender o público com um projeto gráfico de impacto, é preciso entender o que já está sendo feito. Por isso, antes de partir para a concepção do projeto, faça uma pesquisa sobre o que o mercado está fazendo em relação a projetos da mesma natureza que o seu. Essa etapa de pesquisa da concorrência e de estudo ajuda na elaboração de um projeto mais viável.

3. Faça um brainstorming

O brainstorming é um processo de concepção e exposição de ideias que precisa envolver pessoas de diferentes áreas do conhecimento e experiências. Nesse tipo de dinâmica, as ideias para o projeto devem ser expostas sem medo de julgamento. As ideias devem ser registradas para que sejam avaliadas e selecionadas em etapas posteriores.

Caso você esteja trabalhando sozinho, procure anotar todas as ideias que você tiver, sem julgá-las.

4. Considere as possibilidades do formato

O formato do projeto gráfico interfere na experiência de leitura e no custo da produção. Uma publicação pequena, que possa ser carregada na bolsa, por exemplo, traz mais limitações para a diagramação.

Já uma maior oferece possibilidades de grades mais complexas, com maior uso de imagens e ilustrações, mas não é adequada para todos os tipos de público. Se o público-alvo usa o transporte público com recorrência, é interessante pensar em formatos mais portáteis.

A escolha do formato também interfere no aproveitamento do papel, que tem relação direta com os custos do projeto. Cada formato aproveita o papel de uma maneira diferente no momento da impressão. O ideal é que o formato escolhido deixe poucas áreas de corte e descarte para contribuir com a sustentabilidade do projeto.

5. Analise os recursos disponíveis

A escolha do papel, do acabamento, das cores e das fontes tipográficas não interferem apenas nos custos do projeto, mas também no entendimento da mensagem final. Procure verificar quais elementos são essenciais para o projeto e o que pode ser feito dentro do orçamento e dos requisitos do usuário final.

6. Faça rascunhos e protótipos

Um protótipo é a melhor forma de materializar ideias e reduzir os custos do projeto. Com ele, você entenderá se o projeto gráfico funciona no formato escolhido, como a impressão pode ser feita, se as cores e fontes têm eficácia na transmissão da mensagem, entre outros aspectos.

Portanto, valorize a etapa de rascunhos e, após elaborar o projeto final, faça testes de impressão em sua casa/escritório. Assim, você reduz custos e a chance de erros.

O planejamento criterioso de um projeto gráfico é o que garante não só a satisfação do cliente, mas também a eficácia do projeto entre os usuários finais. Graças a ele, você potencializa o conteúdo e a disseminação da mensagem, contribuindo, assim, para que o público final fique bem informado e a mensagem de seu cliente seja perfeitamente entendida.

Agora que você sabe o que considerar para fazer um projeto gráfico de excelência, siga-nos no Facebook e receba mais dicas para seus projetos gráficos!