Quem trabalha no setor de compras de uma empresa está sempre em busca de novas práticas para melhorar os processos, não é mesmo? Afinal, até mesmo as mudanças mais simples podem nos levar a resultados melhores.
Pensando na importância desse tema, elaboramos este texto. Durante a leitura, mostraremos qual é o valor desse setor para uma organização, independentemente do segmento de atuação. Em seguida, listaremos algumas dicas para que você consiga otimizá-lo e aprimorar suas atividades no dia a dia.
Qual é a importância do setor de compras de uma empresa?
A partir do momento em que consideramos a competitividade do mercado e os diferenciais que uma empresa precisa ter para se destacar, o departamento de compras precisa ser olhado com cuidado. Isso não é à toa — aquisições precisas podem ajudar a contornar períodos de recessão econômica, por exemplo.
Além disso, por meio do contato com bons fornecedores, é possível evitar desperdícios utilizando os recursos disponíveis e assim agradar o cliente final. Para atingir esse objetivo, é fundamental ter o máximo de atenção a todos os processos inerentes ao setor. No próximo tópico, você entenderá o que pode ser feito nesse sentido.
Como melhorar o processo de compras?
Pense na qualidade
Produtos de má qualidade podem até ser mais baratos, mas será que esse investimento mais baixo realmente vale a pena? Pense que as compras interferem diretamente na qualidade do você que entrega aos consumidores e/ou parceiros.
Portanto, não se esqueça de que o preço não podem ser o fator determinante na hora de escolher seus insumos. Na ânsia de economizar, muitas organizações acabam falhando e produzem algo abaixo do que podem oferecer.
Considere a viabilidade econômica
Um setor responsável por comprar deve se alinhar completamente ao planejamento orçamentário da organização. Caso contrário, o conjunto de más decisões tende a prejudicar a empresa do ponto de vista financeiro.
Sendo assim, verifique quais são seus períodos de disponibilidade para assumir compromissos com fornecedores e respeite a quantidade e os prazos de acordo com seu fluxo de caixa.
Estabeleça prioridades
Há insumos que impactam mais do que outros o preço de venda de seu produto ou serviço. Por causa desse aspecto, pode ser mais interessante priorizá-los. Nesse contexto, é essencial que a equipe de compras mantenha uma comunicação efetiva com outros setores. A partir disso, é possível fazer cotações melhores e otimizar as aquisições.
Escolha os melhores fornecedores
Qualificar seus fornecedores é um dos melhores caminhos para atingir um alto padrão de excelência. Alguns requisitos, como o comprometimento com prazos e a conformidade com o pedido, são indispensáveis.
Como mencionamos, o preço também deve ser analisado com equilíbrio. O ideal é que ele seja justo e corresponda à qualidade do que é fornecido. Criar uma relação de parceria também pode ser interessante se trouxer benefícios para ambas as partes.
Enfim, o setor de compras de uma empresa precisa cuidar de uma série de aspectos, já que tem uma importância para os resultados finais da organização.
Se você gostou do texto, aproveite para deixar sua opinião e manifestar suas dúvidas nos comentários — nós adoraríamos saber o que você pensa sobre o tema!