Quantos anúncios você já viu hoje, enquanto navegava pela internet? Quais deles realmente lhe causaram impacto? O universo digital trouxe uma série de possibilidades para empresas que desejam divulgar seus negócios, mas, em termos de campanhas publicitárias, essas ações ainda não causam o mesmo impacto da mídia impressa.
A questão é que a internet alcançou o grande público na década de 90, enquanto a imprensa de Gutemberg foi lançada no século XV. Será que ainda é possível inovar e impactar o público nos veículos impressos? Com uma série de exemplos e dicas, a gente mostra que sim! Acompanhe.
Vale a pena apostar na mídia impressa?
Sim. Uma pesquisa apontou que somos expostos a uma média de 362 anúncios por dia. Contudo, apenas 3% deles surtem algum efeito. Com tantas imagens e mensagens, dentro e fora da internet, tornou-se realmente difícil captar a atenção das pessoas.
A mídia impressa tem como principal vantagem lidar com um público mais focado. Pense, por exemplo, em quantas coisas você executa ao mesmo tempo enquanto navega e, também, no que faz quando está lendo uma revista ou jornal.
4 formas de inovar na mídia impressa
Com criatividade e conhecimento sobre o seu público, as possibilidades da mídia impressa tornam-se infinitas.
1. Pense nas possibilidades do formato de mídia
As mídias impressas têm uma série de limitações, o que, para criativos, é um verdadeiro combustível para ideias! Brincadeiras com o formato e as funções dos impressos são boas possibilidades para impactar o público.
Imagine, por exemplo, abrir a sua revista favorita e encontrar pontinhos coloridos ao longo de todos os artigos? A eir, empresa de telecomunicações da Irlanda, precisava apresentar seu novo serviço de Wi-Fi Calling. Para isso, ela fez uma ação bem criativa na Daily Mail Magazine: todos os pontos pretos dos textos, incluindo os pingos nos Is e Js, foram pintados em diferentes cores. Assim, ela dizia que o usuário não mais sofreria com apagões de sinal (os chamados “black spots” ou “pontos pretos”). A ação foi explicada em um anúncio no final da revista.
Já a Adidas usou a dobra da revista como parte do design de uma pessoa. Ao virar a página, os leitores faziam com que a modelo fizesse abdominais e flexões.
2. Mantenha a coerência da sua identidade visual
Muitas pessoas que conhecem a sua empresa por veículos impressos ainda não tiveram contato com ela antes. Por isso, é muito importante estabelecer um conceito sólido, capaz de representar e fazer com que sua marca seja reconhecida.
Muitas empresas fazem isso por meio de cores. Se pedíssemos para você citar o nome de um banco que use laranja em suas peças de comunicação, você daria a resposta certa em questão de segundos. Assim, as pessoas batem o olho nos anúncios dessa empresa e já sabem do que se trata.
3. Utilize narrativas cativantes
A melhor forma de conquistar a atenção e criar uma conexão mais profunda entre as pessoas e sua marca é contar uma boa história. A empresa de jogos e palavras-cruzadas Scrabble criou uma narrativa de amor com as palavras que as pessoas costumam encontrar em seus jogos.
4. Atenção às datas comemorativas
Datas comemorativas e eventos são uma boa forma de fazer com que sua marca participe do cotidiano do público que ela almeja alcançar. Para prestar uma homenagem às pessoas que morreram no 11 de setembro, a DDB Canadá optou por fazer uma representação visual da data, usando a imagem de pessoas no lugar dos números.
Já a Pepsi, para o Halloween, optou pela provocação. A marca vestiu uma de suas latinhas como Coca-Cola, fazendo uma alusão às fantasias assustadoras usadas na data.
Entre o público, a mídia impressa tem uma tangibilidade que os meios digitais ainda não têm. Lidando com um contexto menos denso em informações, os anúncios e ações impressas têm um grande potencial para prender a atenção do leitor e transmitir a mensagem de sua empresa de maneira marcante.
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