Quer saber quais são os melhores acabamentos gráficos? Veja aqui!

Blog

Entre as responsabilidades de quem trabalha com produção gráfica está a tomada de decisões estratégicas sobre esse material. Uma dessas escolhas se refere ao acabamento gráfico, que pode dar uma outra cara ao que você está criando.

O acabamento gráfico é responsável por ajudar o seu material a se destacar dos demais e proporcionar uma experiência única a quem está tendo contato com ele. É um recurso fundamental para todo tipo de material gráfico, desde um folder institucional até um simples panfleto que será distribuído na rua.

No entanto, tomar a decisão errada pode prejudicar o seu resultado. É por isso que você deve conhecer todas as suas opções de acabamento gráfico antes de escolher aquele que melhor se encaixa no que você precisa.

Conheça a seguir os principais tipos de acabamento gráfico e em quais situações costumam ser usados.

Laminação

Um dos tipos de acabamento gráfico mais lembrados, a laminação consiste em revestir o seu papel em uma camada de plástico. Como ela é adesiva, acaba sendo bem fixada em todos os lados.

O principal benefício da laminação é o aumento da durabilidade do papel, já que fica muito mais difícil de rasgar, riscar e molhar.

Corte

O corpo é um tipo de acabamento gráfico especial para moldar papéis que serão montados, como é o caso de caixas ou embalagens personalizadas.

Isso é feito por meio de moldes de metal que garantem as mesmas dimensões a todos os materiais que passam por eles. Basta que atendam às necessidades da sua empresa.

Verniz

Esse tipo de acabamento gráfico usa uma tinta transparente para deixar o seu papel com mais brilho e um aspecto quase reflexivo. Ele é muito usado para transmitir uma ideia de sofisticação e profissionalismo.

Existe também o verniz localizado, que é a aplicação desse acabamento em pontos específicos para promover uma sensação diferente ao toque.

Vinco

Um acabamento gráfico que muita gente pode não perceber, mas é essencial para a apresentação do seu material. Os vincos são marcações feitas para que o seu papel seja dobrado nos pontos certos.

Ele é muito importante para que você controle a experiência de quem tem contato com o seu material, evitando que ele seja dobrado no local errado e prejudicando a qualidade do papel.

Outros tipos

Além destes tipos principais de acabamento gráfico, existem outras possibilidades que podem atender a sua empresa.

Uma delas é o hot stamping, que usa uma estampa de verniz sobre o papel e cria uma superfície diferenciada a esse ponto. Outro é o acabamento gráfico de relevo, que pode ser alto ou profundo.

A escolha do acabamento gráfico do seu material impresso tem um impacto significativo na qualidade dele. Portanto, nada de apressar esse momento, pois é essencial planejar muito bem cada aspecto do seu material.

É melhor ainda contar com a ajuda de quem entende do assunto para ajudar nessa decisão, como é o caso de uma gráfica.

Restou alguma dúvida sobre acabamento gráfico? Então deixe a sua pergunta em um comentário para que possamos interagir.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades!
Empresa associada:
Siga-nos nas Redes Sociais:

 
Ícone WhatsApp atendimento Auremar Gráfica