nVocê já ouviu falar na tabela de cores Pantone? Utilizada como um complemento da tabela CMYK, ela deve ser conhecida por todas as pessoas que atuam na área de design e comunicação visual por ser uma ótima forma de encontrar a cor certa para produzir aquela embalagem ou panfleto inovador e alinhado com o seu público-alvo.

E se você ainda não sabe o que é a tabela de cores Pantone e quer ficar por dentro do tema, continue a leitura!

O que é a tabela de cores Pantone?

Mantida pela Pantone Inc, uma empresa fundada em Nova Jersey, em 1962, a tabela Pantone (também conhecida como PMS, uma sigla para Pantone Matching System) é um sistema de cor utilizado por indústrias de design, de moda, da área de tintas e, naturalmente, do setor de impressões gráficas.

Enquanto o sistema CYMK, tradicionalmente utilizado para a impressão de qualquer tipo de material gráfico, adota o padrão de cores-pigmento, as cores da tabela Panonte seguem uma base diferente e são baseadas na mistura de pigmentos de cores primárias.

Qual é a importância da tabela de cores Pantone para a impressão de materiais gráficos?

A tabela de cores Pantone é um sistema utilizado pela indústria, principalmente para a impressão de tonalidades especiais, como é o caso das nuances metálicas e fluorescentes. Cada tom tem um código numérico específico, que tem sido mantido com relativa regularidade nas últimas cinco décadas.

Quando um tom não pode ser reproduzido pelo sistema CYMK, ele é marcado pela tabela de cores Pantone, além de receber uma codificação numérica, permitindo que a tabela seja utilizada em todo o planeta com precisão e baixa chance de erros.

Quais são as principais cores da tabela Pantone para 2019?

Regularmente, a Pantone Inc. anuncia as principais tonalidades de cada ano, escolhidas em conjunto com os líderes de cada um dos setores que trabalham com as cores. Conhecer essas matizes é algo que auxilia as empresas a se orientarem na criação de suas peças gráficas, sites, campanhas publicitárias, editoriais de moda e até novas embalagens.

Veja, a seguir, os tons escolhidos para 2019:

  • Linen, com código Pantone 12-1008;
  • Ginger, com código Pantone 17-1444
  • Terra Cotta, com código Pantone 16-1526;
  • Dazzling Blue, com código Pantone 18-3949;
  • Cadmium Yellow, com código Pantone 15-1054;
  • Barnd Red, com código Pantone 18-1531;
  • Rum Raisin, com código Pantone 19-1321.

A criação de materiais gráficos deve seguir uma série de regras. Das linhas de corte ao tipo de impressão utilizado, os designers e profissionais da área gráfica devem estar atentos para evitar erros e garantir que as peças finais atendam às expectativas de todos.

Nesse cenário, ao imprimir materiais com matizes especiais, como as fluorescentes e as metálicas, a tabela de cores Pantone deve ser usada como uma ferramenta de trabalho complementar à tabela CYMK, permitindo que as novas combinações sejam utilizadas e, assim, seja possível criar peças mais inovadoras e atraentes.

E você, já utiliza alguma das cores da Pantone no seu dia a dia? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!