Se você já se responsabilizou por uma campanha com materiais impressos, certamente já se deparou com a dúvida sobre qual formato de papel adotar. Afinal, é preciso chamar atenção mas também respeitar o orçamento, as necessidades do usuário e o meio ambiente.

Para ajudar você nessa missão, apresentamos a seguir quais são os formatos de papel ABNT e os mais indicados para cada tipo de projeto. Acompanhe!

O que é norma ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um órgão sem fins lucrativos que padroniza as técnicas de produção no Brasil. A norma responsável por padronizar os tamanhos de papel é a NBR 10068/87, inspirada na ISO 126.

O sistema ISO 216 é um padrão internacional para tamanhos de papeis, estabelecido na Alemanha. Essa padronização facilita a troca de informações entre diferentes países, dado que uma A3 no Brasil tem o mesmo tamanho de uma A3 na Itália, França ou Argentina.

A principal função dessa padronização, contudo, é facilitar o redimensionamento de documentos, uma vez que todos seguem a mesma proporção √¯2. Trata-se de um formato harmônico e agradável para a visão. Para obtê-lo, basta dividir o lado maior do retângulo pelo lado menor.

As dimensões resultantes dão origem à Série A, com tamanhos obtidos pela divisão dos retângulos ao meio, conforme esta figura. Dessa forma, se uma página A4 for ampliada para A3, ela mantém as mesmas proporções do documento original.

Quais são as vantagens de seguir a ABNT na impressão?

Os tamanhos de papel definidos pela norma têm a razão entre a altura e a largura correspondente à raiz quadrada de 2. Se unirmos duas folhas A4, vamos obter uma folha A3. Essa padronização facilita o redimensionamento, possibilitando que você possa trabalhar com diferentes formatos para um mesmo trabalho e ajustá-los de acordo com seus objetivos e seu orçamento.

Quais são formatos de papel ABNT?

O tamanho A4, um dos mais utilizados no mercado, tem esse nome por ser a quarta divisão consecutiva do tamanho A0. Seguindo a mesma lógica, obtemos os seguintes formatos e medidas:

  • Folha AO – 1189 x 841mm;
  • Folha A1 – 841 X 594 mm;
  • Folha A2 – 594 X 420 mm;
  • Folha A3 – 420 X 297 mm;
  • Folha A4 – 297 X 210 mm;
  • Folha A5 – 210 X 148 mm;
  • Folha A6 – 148 X 105 mm;
  • Folha A7 – 105 X 74 mm;
  • Folha A8 – 74 X 52 mm;
  • Folha A9 – 52 X 37 mm;
  • Folha A10 – 37 X 26 mm.

Vale conceituar também os termos “aberto” e “fechado”, utilizados em algumas gráficas. Quando mencionamos um A4 aberto, nos referimos ao folder que se constitui em uma dobra de um A4, apresentando um tamanho menor após o processo de dobradura. Já no fechado, a peça gráfica final tem o tamanho real de uma folha A4.

Formatos de papel: qual é a função de cada um?

Para entender qual é o formato ideal para o seu projeto, avalie onde o material gráfico será disposto, quem é o seu público, quais informações precisam estar contidas na peça e qual o seu orçamento.

Um público de idade mais avançada, por exemplo, e com dificuldades de visão, precisa de formatos grandes para que todas as informações importantes sejam visualizadas. Confira a seguir quais são as usabilidades mais comuns.

A4

Formato amplamente utilizado por ser bastante ergonômico e bom para leitura, o A4 oferece suporte para impressoras caseiras, anúncios de revistas, folders, flyers, jornais internos e catálogos.

A5

Esse formato é utilizado para produtos menores, como convites, blocos de notas, jornais e zines, folders e flyers. Por ser menor, permite a economia de papel em ações de panfletagem.

A6

Pequeno, mas também visível, esse formato permite a rápida identificação de informações, sendo ideal para crachás, por exemplo.

Agora que você já sabe quais são os formatos de papel ABNT e qual pode ser ideal para o seu projeto, é só começar a colocar em prática o que aprendeu até aqui em seus próximos projetos.

Aproveite a visita no blog e assine a nossa newsletter para receber mais dicas e fazer uma divulgação de sucesso!

 

[rock-convert-pdf id=”468″]