Os símbolos do Natal são reconhecidos em boa parte do mundo ocidental, o que transforma Papai Noel e cia. em portadores de conceitos e valores muito caros à sociedade. Essa “magia” do Natal se reflete de maneira bastante contundente no mercado – tanto que o 25 de dezembro é a principal data comemorativa do comércio.

 

Aliás, há quem defenda que o Natal hoje é muito mais comércio do que uma data que fomente a reflexão e o exercício da espiritualidade. Essa impressão se deve ao fato de que, além de ser a principal data comemorativa do mercado, o Natal agrega uma grande variedade de produtos e serviços potenciais para venda.

 

Em outras palavras, o universo de produtos que o consumidor compra no Natal é muito maior do que, por exemplo, no Dia das Crianças ou no Dia das Mães. Além dos habituais presentes (onde podemos incluir praticamente toda as categorias de bens de consumo), existem os itens para a ceia, viagens, confraternizações e muitos outras fontes de consumo extras nesses períodos.

 

Assim, é sobre este aspecto que repousa uma forte tendência e potencial de crescimento para as gráficas de forma ampla e geral. Em outras palavras, praticamente toda a gama de produtos e serviços que se consome na época de natal possui demanda de gráfica. Vamos entender um pouco mais?

 

Embalagens e sacolas

 

Em épocas de aquecimento do comércio, sacolas e embalagens para presentes são demandas correntes para as gráficas – algo que, no natal, ganha proporções ainda maiores. Caixas e papéis de presente com grafismos e ilustrações natalinas são o grande destaque nesse quesito.

 

Além disso, as indústrias preparam versões especiais de seus produtos para o natal, precisando assim de embalagens específicas. As aves que preparamos na ceia são um bom exemplo disso.

 

Cartões e impressos afins

 

Quem nunca enviou um bonito cartão de natal junto a um presente para um amigo ou ente querido? Cartões de natal são um grande filão desta época, fazendo movimentar um mercado que envolve lojas, papelaria e, claro, gráficas.

 

O natal também se faz presente em artigos de papel – descartáveis – que povoam a mesa do brasileiro. Neste quesito, copos, pratos e toalhas de papel decoradas com as cores e estilos natalinos dão o tom e podem aumentar o faturamento das gráficas.

 

Adesivação e PDV

Final de outubro e meados de novembro são a época certa para começarmos a perceber uma mudança na decoração das lojas e shoppings, preparando-se para o natal. Por se tratar de um movimento generalizado, do qual poucos estabelecimentos ficam de fora, a demanda por impressos como adesivos em grandes formatos e peças para decorar pontos de venda (PDV) aumenta de forma significativa.

 

Folhetos e flyers de divulgação

 

Por fim, temos os sempre presentes panfletos, flyers e folders, muito utilizados por todo tipo de comércio para divulgação de ações promocionais, descontos, e até mesmo eventos especiais de natal.

 

Ainda faltam algumas semanas para o natal e as festas de final de ano, mas a Auremar Gráfica já se adianta e deseja a todos os nossos clientes, parceiros, fornecedores – e leitores do blog – que todos tenham muito sucesso neste final de ano e ainda mais em 2020!