Dificuldades em se adaptar ao trabalho home office? Separamos cinco dicas para você colocar seu trabalho remoto nos eixos – e ainda sobrar tempo para curtir a família!
O trabalho remoto – popularmente conhecido como home office – é um assunto que há muito se discute no meio corporativo. Alguns tratam como uma das fortes tendências do trabalho para o futuro, enquanto outros resistem o apego às atividades alocadas e presenciais.
Enquanto não se chega a um consenso, surgem algumas situações em que as empresas se veem obrigadas a adotar o regime de home office, pelo menos em parte. É o caso dos dias atuais, nos quais a pandemia de covid-19, causada pelo coronavírus, nos obriga a manter distância uns dos outros.
Nesse contexto, nós da Auremar decidimos por prestar uma singela ajuda a todos os parceiros, clientes e amigos que se encontram nessa situação: precisar trabalhar de casa. Separamos assim, cinco dicas fundamentais para você passar pelo home office sem sofrer!
Home office: 5 dicas para você trabalhar em casa
1 – Tenha um local reservado
Crie um local em sua residência que seja fixo para o trabalho, de preferência livre de distrações e que seja iluminado e arejado. Ah, e claro, limpo e organizado!
O ideal é que seja um cômodo à parte, mas isso nem sempre é possível. Por isso, vale colocar o notebook na mesa da sala, desde que haja o mínimo de conforto sonoro para trabalhar.
2 – Elabore uma lista de tarefas
Quando fazemos a transição do trabalho na empresa para a produção em casa, é normal que estranhemos um pouco e fiquemos perdidos sobre o que fazer e por onde começar.
Por isso, antes de iniciar o expediente, recomenda-se fazer uma lista de tópicos com cada uma das atividades que deverão ser feitas ou acompanhadas.
3 – Estabeleça uma rotina (e um horário fixo)
Apesar de estar em casa e parecer que não há horário a ser cumprido, para não se perder no trabalho home office é necessário estabelecer um horário para o início e para o término das atividades.
Além disso, recomenda-se estabelecer uma rotina de trabalho. Por exemplo: acordar, escovar os dentes, tomar café e iniciar as atividades até a hora do almoço. Tudo isso como se estivesse no escritório.
4 – Faça pausas
Estudos apontam que nossa mente e corpo podem trabalhar melhor e com maior eficiência em ciclos de 90 a 120 minutos, com períodos de 15 minutos de descanso entre as etapas.
Assim, sendo possível, estabeleça esses períodos de pausa a cada hora e meia ou duas horas de trabalho focado. A tendência é que você consiga fazer todas as suas tarefas de maneira eficiente e sem esgotar suas energias.
5 – Interaja, mesmo que online
Em períodos de trabalho home office, é muito importante manter a comunicação com seus pares de trabalho, principalmente com aqueles que são seus gestores e hierarquicamente superiores. Estas pessoas precisam saber que você está disponível, trabalhando e sempre atento às demandas.
Recado da Auremar: uma recomendação final!
Esse foi o recado da Auremar Gráfica para todos que estão enfrentando esse tipo de condição. Pois, além de seguir todas essas dicas, vale também procurar manter sempre a saúde mental.
Como fazer isso? Aproveite que está em casa e interaja mais com sua família, filhos e bichos! Aprenda algo novo: uma receita nova, a consertar algo que precise de reparos em casa, uma música nova no violão.
Aproveite e se redescubra! E sigamos em frente!