Divulgar, comunicar e transmitir – esses são verbos bastante comuns no dia a dia de qualquer empresa, principalmente naquelas que dependem da comercialização de bens e serviços. São verbos atrelados à forma com que informações essenciais chegam aos seus potenciais clientes e, assim, fomentando bons resultados, seja em vendas ou em reconhecimento de marca.
Com isso em mente, e sabendo da grande demanda que clientes e parceiros da Auremar por soluções desse tipo, dedicamos este artigo a orientar sobre alguns aspectos essenciais que devem constar em impressos de divulgação – em especial folders, flyers, panfletos, e peças do tipo.
Separamos as nossas dicas em quatro tópicos bastante práticos, que seguem abaixo. Vamos a eles?
Linguagem
Toda informação escrita (claro, na forma de texto) deve obedecer a três diretrizes. A primeira delas é a obediência às regras gramaticais – afinal, todos sabemos que apresentar sua empresa e seu produto com erros de grafia, acentuação e concordância depõe contra – MUITO contra – a imagem da organização.
Em segundo lugar, essa comunicação escrita verbal deve aderir ao público-alvo da empresa: termos e construções específicas devem ser levadas em consideração aqui. E, finalmente, toda informação escrita deve ser objetiva e sem floreios desnecessários, indo sempre direto ao ponto que se deseja.
Qualidade das imagens
Pretende incluir dentro do folder aquela foto bacana do seu empreendimento ou do seu produto? Antes, certifique-se de que a foto se encontra em alta resolução – ou seja, que ela tenha pelo menos 300 dpi. Isso garante que a impressora entregará uma imagem com padrões altos de nitidez e cores, algo fundamental em uma peça de divulgação de sua empresa.
Além disso, quando se trata de imagens fotográficas, é importante que tenham sido produzidas por um fotógrafo profissional, que tem o conhecimento necessário para manipular os equipamentos, escolher os melhores ângulos e fazer as composições adequadas. São aspectos que sem dúvida refletirão no resultado final de suas peças de divulgação.
Estrutura e organização de elementos
Em linhas gerais, estruturar e organizar elementos gráficos em um dado suporte é papel da diagramação. Ou seja, é por meio desse processo que se define a ordem dos elementos e onde cada título, bloco de texto, foto e ilustração se encaixarão dentro do espaço limitado pelo formato da peça.graficaimpressão
Vale aqui evocar o conceito de hierarquia da informação: o mais importante vem primeiro, seguido pelos menos importantes, em ordem decrescente. Assim, por exemplo, um título ou chamada apareceria primeiro, com uma foto bastante chamativa logo abaixo (ou ao fundo), seguida pelo detalhamento daquilo que se quer divulgar, finalizando com as informações básicas daquela divulgação.
É muito importante cuidar bem da diagramação e da organização dos elementos gráficos, pois é a partir desse aspecto que o leitor “se guia” pela peça e chega com facilidade às informações que você deseja que ele tenha. Quaisquer dificuldades de organização que o leitor encontre farão com que ele imediatamente abandone a leitura.
Revisão, sempre!
Finalizou a arte? Revise uma vez, depois peça para outra pessoa próxima revisar. Depois, solicite que uma pessoa da área gráfica (um designer, possivelmente) faça um “pente-fino” na diagramação, e que uma pessoa com habilidades de redação faça o mesmo com o texto.
Revisar nunca é demais e evita que a impressão saia com erros – muitas vezes repetidos em milhares de cópias. É prejuízo na certa e constrangimento com o público.
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