Existem algumas datas estratégicas para a economia, e uma das principais é o segundo domingo do mês de maio – mais conhecido como o Dia das Mães.

Trata-se de uma data que gera muito movimento no comércio, fazendo com que empresas se mobilizem para entregar toda sorte de produtos e serviços e atender à demanda de filhos e filhas, quase sempre na forma de promoções e condições especiais.

Some-se a este fato outra demanda importante: a de comunicação e divulgação especial dessas promoções, com vistas a atingir o público certo e de maneira efetiva.

É nessa fase do planejamento estratégico que entram as gráficas. Veremos a seguir algumas dicas e orientações importantes sobre essa questão específica!

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Dia das Mães para gráficas – Quais as melhores dicas?

Por conta da natureza B2B das gráficas em geral (business to business – ou seja, serviços prestados para empresas e não para o consumidor final), a melhor das boas práticas é seguir os passos e tendências do mercado.

Mas o que isso significa? Na prática, a melhor estratégia para as gráficas é ficar de olho nas demandas das empresas e nas necessidades que não são tão “visíveis” quando observamos apenas do ponto de vista do consumidor final.

Em outras palavras, é necessário enxergar as oportunidades com os olhos dos empresários que vendem direto para o consumidor e, em paralelo, pensar em quais soluções pode-se oferecer em termos de impressos para facilitar a comunicação com o público e consolidar as relações de compra e venda.

Impressos comerciais e promocionais

Falando em comunicação, impressos comerciais e promocionais estão na “crista” desse movimento, sendo os reais portadores das palavras que vendem e estabelecem uma comunicação efetiva da empresa com seus clientes finais.

Exemplo clássico é o folder promocional que apresenta um portfólio de produtos, serviços, e promoções que se aplicam aos mesmos. Em épocas como o Dia das Mães esse pode ser um grande chamariz para quem quer economizar e sair com um ótimo presente.

No quesito construção de marca, as revistas institucionais possuem papel fundamental, pois estabelecem um diálogo sólido e vivo com o público. Edições especiais para o Dia das Mães pode ser uma ótima opção, com histórias e entrevistas que mostrem personagens ligados a esses símbolos.

Materiais de PDV

Costuma-se dizer que o PDV (ponto de venda) é um dos baluartes da venda no varejo, é onde a coisa realmente acontece.

Ações de PDV, com materiais impressos adequados, estarão lá posicionados quando o transeunte indeciso do que comprar de presente para o Dia das Mães passar. A missão é que ele conclua: a promoção é ótima, preciso aproveitar!

Aqui classificamos todos os tipos de impressos que costumamos ver em gôndolas e corredores de lojas e de shoppings – estes últimos como exemplo especial de ação para o Dia das Mães que costuma ser agressiva e trazer ótimos resultados.

Embalagens

O caso das embalagens para o Dia das Mães pode ser bem específico, mas também com alto grau de aderência com o público. Trata-se de embalagens de presentes e sacolas especiais portando e exibindo a simbologia de campanhas do tema.

Esse tipo de inserção do impresso se dá principalmente em campanhas de conscientização de marca e parte de grandes divulgações (como as de shoppings, que destacamos no exemplo anterior).

Não é tão direta quanto as ações de PDV, mas contribuem para que o consumidor construa um conceito positivo da marca e lembre-se dela nessa e em outras datas especiais.

Concluindo

Investir em comunicação visual, na forma de impressos gerais, é garantir que o público receba a mensagem correta e da melhor maneira possível – além, claro, de posicionar a marca em datas importante, como o dia das mães.

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