A sua empresa tem um portfólio de produtos? Esse catálogo é uma das melhores formas do negócio demonstrar o que tem a oferecer para novos clientes. Em função disso, ter um é indispensável.

Quer saber por qual motivo? Então veja o nosso post abaixo!

O que é um portfólio de produtos?

O portfólio de produtos é, basicamente, um catálogo com todos os produtos e serviços que a empresa fornece para seus clientes. Os itens devem estar organizados por tipo, com descrições claras da sua finalidade e os seus diferenciais.

Em um portfólio de produtos também podem ser incluídos itens como os projetos anteriores que fizeram parte da história da empresa. Ou seja, ele é um item essencial, no qual a companhia pode listar a sua capacidade de produzir novas mercadorias, a qualidade de seus produtos e os seus diferenciais.

Qual a importância de se ter um portfólio de produtos?

O portfólio de produtos é um item estratégico. Em função disso, empresas não devem tratar o seu desenvolvimento e a sua manutenção como algo burocrático. Os gestores devem ter atenção e dedicação na estruturação dos seus catálogos, garantindo que eles possam atrair o maior número de vendas possível.

O motivo é simples. Hoje, os portfólios de produtos são vistos como algo além de uma lista de mercadorias e serviços.

Se bem estruturados, eles passam uma mensagem clara sobre a imagem que a empresa quer ter no mercado. Ele será um registro da capacidade do negócio criar soluções inovadoras, com baixo custo e alto nível de qualidade. Ou seja, uma ferramenta de negócios.

Quais as vantagens que esse item traz para a minha empresa?

O uso do portfólio de produtos traz alguns benefícios para a empresa. Confira abaixo três grandes vantagens que estão acompanhadas da criação de um!

Apresenta a marca ao consumidor

Toda empresa busca reconhecimento. Com o portfólio de produtos, isso pode ser feito facilmente.

O portfólio de produtos auxilia à empresa a levar a sua marca para mais pessoas. Em um único local, clientes em potencial terão acesso aos principais serviços e mercadorias da companhia, assim como os fatores que a colocam à frente da concorrência.

Expõe seu trabalho a outros profissionais da área

Se você for um profissional freelancer, o portfólio de produtos também pode ser útil. Ele colocará o seu trabalho em contato com outras pessoas da área e, assim, permitirá que novas parcerias sejam criadas.

O mesmo vale para empresas. Se concorrentes tem acesso ao seu catálogo de produtos, eles conseguem identificar oportunidades de fechar parcerias e conseguir criar novas possibilidades de negócio.

É um diferencial competitivo

O portfólio de produtos permite que várias pessoas conheçam as principais mercadorias da companhia de um modo claro, objetivo e bem estruturado. Portanto, ele pode ser visto como um diferencial competitivo para o negócio.

Quando pessoas têm acesso ao portfólio de produtos da companhia, conseguem identificar rapidamente quais são os itens que ela fornece que atendem às suas necessidades. Dessa forma, fica mais fácil tomar a decisão de compra da mercadoria.

Ter um portfólio de produtos, como podemos ver, é algo crucial. Ele auxilia à companhia a conquistar novos clientes, garante mais competitividade para o negócio e permite o contato com outras pessoas do setor.

Em outras palavras, o portfólio de produtos não é apenas um modo de exibir os seus serviços e mercadorias de uma maneira organizada para os seus clientes e parceiros.

Ele é, também, um investimento, um meio de criar oportunidades de negócio, parcerias com outras companhias e garantir sucesso para as estratégias de médio e longo prazo do empreendimento.

Quer saber como otimizar as suas estratégias comerciais? Então, fala com a gente!