A busca pela embalagem perfeita é um processo complexo, que envolve fatores como o design, as funcionalidades e os vários tipos de impressão disponíveis no mercado.

Saber definir cada um desses itens corretamente traz mais sucesso para a empresa, evita prejuízos e torna os seus produtos mais competitivos.

Neste post, falaremos sobre os tipos de impressão existentes. Conhecer os mais populares é fundamental para conseguir negociar bons descontos e evitar prejuízos. Veja a lista abaixo!

1. Offset

Essa é uma das técnicas mais populares do planeta. Utilizado principalmente para impressão em larga escala, o offset utiliza uma impressora de grande porte para entregar boas impressões ao usuário.

Cada equipamento possui vários cilindros, que são responsáveis por passar a tinta para uma chapa metálica que, em seguida, é prensada contra o papel.

Utilizada especialmente em rótulos e embalagens cartonadas, a impressão offset tem como maior desvantagem o baixo custo-benefício em tiragens de baixa escala.

2. Impressão digital

Dos tipos de impressão na nossa lista, esse pode ser utilizado para as de pequenas tiragens e com cópias coloridas sem grandes custos. A impressão digital ganhou espaço nos últimos anos por apresentar qualidade semelhante a offset, além de ser mais versátil.

Em pequenas tiragens, são utilizadas copiadoras coloridas com fotolitos. Os plotters são empregados para impressões de grandes formatos, como banners. Já as impressoras digitais são as mais adequadas para grandes tiragens.

3. Hot stamp

Apesar de não ser vista por muitos como uma técnica de impressão, conhecer a hot stamp é fundamental para quem quer dar mais qualidade para as suas embalagens. Bem aplicado, o hot stamp agrega valor à embalagens e dá uma melhor percepção do produto.

Essa técnica é semelhante aos carimbos e impressoras tipográficas antigas. Aqui, uma peça de metal é aquecida até atingir uma elevada temperatura.

Após isso, ela é pressionada contra o local da impressão, com uma folha de metal entre as suas partes. A pressão permite que a fita se descole da área quente, fixando a tinta apenas na área de contato com o papel.

4. Flexografia

Por muito tempo a flexografia ficou conhecida como uma opção ultrapassada. Porém, as evoluções que essa técnica teve nos últimos anos deram um novo gás a tecnologia, valorizando esse tipo de impressão.

Dos tipos de impressão da nossa lista, a flexografia é um dos melhores para superfícies não planas, como embalagens plásticas, acetatos, copos de papel e sacolas. Nela, uma chapa flexível de fotopolímetro é utilizada, garantindo a versatilidade necessária para lidar com ambientes não planos.

Cada empresa possui necessidades diferentes. O perfil do negócio determina a sua linguagem comercial, as suas estratégias de marketing e, da mesma forma, o tipo de impressão que será utilizado nas suas embalagens, documentos e peças publicitárias.

Para saber qual a melhor escolha, é importante conhecer as características dos tipos de impressão mais populares. Dessa forma, você conseguirá avaliar aquele que está mais alinhado com o seu perfil e, assim, realizar uma escolha de sucesso.

Qual tipo de impressão é o mais atraente para as suas necessidades? Conta para gente aqui nos comentários!

Deixe um Comentário