Você sabe quais são os tipos de catálogo mais comuns do mercado? Fundamentais para passarem informações e divulgar os produtos da companhia com qualidade, os catálogos são documentos importantes para o dia a dia de uma empresa.

Para te ajudar a conhecer os principais tipos de catálogo do mercado, preparamos a lista abaixo. Confira!

1. Catálogo de produtos

Esse tipo de catálogo tanto pode ser impresso como divulgado online. Ele contém dados detalhados sobre todas as mercadorias que a companhia comercializa.

O seu principal objetivo é reforçar os números de vendas da empresa. Por isso, contém todos os produtos que o negócio vende, geralmente divididos por categorias e com os dados mais importantes sobre as suas características.

Desse modo, o consumidor pode conhecer o portfólio de produtos da empresa e encontrar itens que estejam alinhados às suas necessidades.

2. Catálogo voltado para apresentações corporativas

O catálogo de produtos, é normalmente utilizado quando a organização se relaciona com parceiros comerciais e investidores. Ele pode conter dados sobre a empresa, a sua missão e outras informações que reforcem a imagem da marca.

Os catálogos voltados para apresentações corporativas devem ser estruturados conforme o perfil institucional. Cada detalhe deve reforçar a competitividade do negócio e os seus pontos fortes. Assim, será possível apresentar uma mensagem clara, objetiva e bem estruturada.

3. Catálogos voltados para investidores

Toda empresa pode, em algum momento de sua história, ter o apoio de investidores. Eles dão uma injeção de capital para o negócio, permitindo a criação de novos projetos e o aumento da presença de mercado da companhia.

Para auxiliar o negócio a convencer pessoas, o catálogo para investidores é fundamental. Ele traz todos os dados relevantes sobre a performance comercial da companhia, como indicadores de performance, a sua missão, os seus valores e as metas de médio e longo prazo.

Além disso, esse tipo de catálogo também pode trazer dados sobre projetos internos e projeções comerciais. Assim, a empresa pode demonstrar o seu potencial a investidores e garantir novas parcerias em momentos chave da sua história.

4. Catálogo de serviços

Entre os tipos de catálogo, o de serviços é utilizado internamente para que a companhia tenha uma visão completa sobre o trabalho de cada área. Ele contém informações sobre o escopo de atuação de cada time, metas de performance e as interações que os profissionais podem realizar com outros times.

Em outras palavras, o catálogo de serviços traz um resumo sobre o que cada área realiza e como o seu trabalho impacta nos resultados gerais do negócio. Assim, os gestores podem avaliar melhor como a cadeia operacional está estruturada e ter uma rotina de gestão mais eficiente.

Conhecendo os principais tipos de catálogo, o negócio consegue estruturar com mais qualidade as suas estratégias comerciais e ter os documentos adequados para cada momento do seu dia a dia. Portanto, sempre fique atento a qual tipo é melhor para a sua companhia e garanta que ela terá um parceiro estratégico para produzir materiais impressos de qualidade.

E agora que você já entendeu a importância dos mais diversos tipos de catálogos de produtos, saiba como um criar um catálogo incrível para a sua empresa!