Quer imprimir um material gráfico para encantar o seu cliente? Sabemos que escolher entre os tipos de papel disponíveis no mercado não é tarefa fácil: existem várias opções, cada uma delas com suas características.

Neste post, confira a lista que preparamos com os 10 tipos de papel mais usados na indústria gráfica. Boa leitura!

1. Color Plus

Com uma gama de cores vibrantes, o color plus está disponível em diferentes gramaturas. Por ser colorido na massa, apresenta um ótimo acabamento para seus impressos.

2. Couché

O nome couché vem da palavra “camada”, em francês. Por ter uma película de acabamento para deixar a superfície mais lisa, é a principal escolha para a impressão de peças de design como folder, flyer, capa de livro e cartão de visita.

Há duas opções desse papel para quem busca alta qualidade de impressão: couché brilho e couché fosco. A camada do couché brilho reflete mais luz, logo, é mais brilhante. Se, por um lado, isso deixa as cores mais vivas, por outro, dificulta a leitura.

3. Duplex

O duplex é formado por duas camadas: uma branca, lisa e acetinada e outra com cor de papel puro. É um papel resistente, por isso, é ideal para a impressão de caixas e embalagens.

4. Jornal

Como o próprio nome diz, o jornal é o papel utilizado para impressão de jornais.

Por ser fino, pouco resistente e mais barato, é indicado para grandes tiragens de folhetos e materiais promocionais, por exemplo.

5. Kraft

Com sua tonalidade amarronzada, o kraft lembra o papelão. Isso porque ele não recebe branqueamento em seu processo de fabricação. É muito versátil e, se bem utilizado, valoriza seu envelope, sacola ou embalagem.

6. Offset

O offset, também conhecido como papel comum ou sulfite, é o tipo mais usado em impressões de miolo de livro ou de peças para escrita, como bloco de notas e papel timbrado.

Como não tem nenhum tipo de revestimento, absorve mais tinta do que outros papéis. É uma das opções mais baratas disponíveis no mercado.

7. Off White

O off white foi desenvolvido para atender à demanda do mercado editorial. Ele cansa menos a vista, já que sua cor mais pastel e opaca diminuiu o reflexo do papel.

8. Reciclado

É o mais ecologicamente sustentável, porque utiliza matéria-prima de reciclagem. A porcentagem de material reciclado na fabricação do papel pode variar.

9. Transfer ou sublimático

O transfer ou sublimático é o papel apropriado para a transferência de imagens. Em um equipamento especial, a tinta evapora e gruda no objeto, que pode ser caneca, camisa ou chinelo.

10. Triplex

Composto por duas camadas de celulose branca, miolo de celulose pré-branqueada e, em um dos lados, cobertura de papel couché, o triplex serve para embalagens com qualidade elevada, como as de alimentos, produtos farmacêuticos e brinquedos.

Escolha a textura e invista na sua criatividade!

Se você leu até aqui, já conhece os 10 tipos de papel mais usados na indústria gráfica. Escolha aquele que mais atende às suas necessidades e capriche no trabalho!

Gostou deste post sobre os tipos de papel mais usados na indústria gráfica? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe um Comentário