Quantas vezes você já ouviu que as soluções online são a melhor via para divulgar a sua marca e expandir o alcance do seu negócio? De fato, mídias sociais e e-mails marketing proporcionam possibilidades que antes eram impensáveis. Contudo, as mídias offline ainda oferecem muitas vantagens, especialmente para as empresas que investem em personalização e criatividade.
Neste post, vamos apresentar alguns dos principais benefícios que as malas diretas podem trazer para a sua estratégia de comunicação. Confira!
O que são as malas diretas?
As malas diretas postais são mensagens publicitárias informativas (propaganda) ou com apelo promocional, que têm como objetivos vender, informar, divulgar, prospectar e/ou fidelizar clientes. Para isso, elas são encaminhadas a um público específico e podem, ou não, ser respondidas pelos leitores.
Nos Correios, são aceitos como mala direta básica os seguintes formatos:
- revistas e jornais;
- publicações periódicas;
- folders;
- propaganda política de candidato ou partido;
- peças para divulgação de eventos;
- catálogos;
- materiais como CDs de áudio e multimídia;
- brindes como chaveiros, bonés, camisas, amostras, entre outros.
Esses materiais são entregues em domicílio e, por causa disso, a taxa de resposta da mala direta é de 5,3%, enquanto, para fins comparativos, a taxa de resposta dos e-mails marketing é de apenas 0,6%.
Quais são os benefícios das malas diretas postais?
Comparada a outros canais de marketing, a mala direta reúne uma série de vantagens, o que faz com que ela seja uma grande aliada de estratégias digitais. A seguir, listaremos 5 principais benefícios dessa mídia!
1. Poder de segmentação
Incluindo o nome e outras informações pessoais que o receptor tenha concedido à sua empresa, a mala direta é entregue diretamente ao cliente, aumentando a probabilidade de que a sua mensagem seja lida.
2. Confiança
Apesar do avanço das tecnologias digitais, as pessoas ainda têm maior confiança em materiais impressos, o que é importante para empresas que estão consolidando seus modelos de negócio ou lançando novos produtos e serviços no mercado.
3. Alto retorno sobre o investimento
Em termos de investimento, a mala direta é mais acessível se comparada aos anúncios da rede de display e às buscas pagas. Segundo uma pesquisa da Marketing Charts, a mala direta tem um ROI médio de 29%, ficando atrás apenas do e-mail marketing e do marketing de redes sociais.
4. Permite o envio de brindes
Uma das grandes vantagens da mala direta é a possibilidade de incluir outras mídias e produtos junto ao seu comunicado. Assim, você pode enviar pen drives, amostras de produtos e outros artigos que ajudem a capturar a atenção do leitor e tornem a sua mensagem mais atrativa.
5. Grande aliada de estratégias digitais
E-mails marketing e redes sociais possuem uma série de recursos interativos para cativar a atenção do público, mas ainda não contam com o fator surpresa que brindes e cartões provocam.
No Natal de 2014, uma empresa de marketing digital enviou um bonito cartão com notas de 20 dólares para cada um de seus clientes. Junto a esse cartão, eles encontravam um código a ser escaneado e eram direcionados a uma campanha que os incentivava a doar a quantia recebida para pessoas necessitadas.
As malas diretas têm alto poder de personalização e, aliadas a outras técnicas de marketing, ajudam a fidelizar clientes e a conquistar novos públicos. O segredo é entender o que cativa a atenção de seus prospects e utilizar a criatividade para surpreendê-los positivamente!
E você, gostou das nossas dicas sobre mala direta? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e marque seus colegas de trabalho! Esse pode ser o início de uma nova estratégia para a comunicação da sua empresa.