Figurar na vanguarda é uma das premissas essenciais do design de forma geral, e mais ainda quando falamos de design gráfico. Para que isso seja uma realidade, é necessário muito mais do que ficar atento ao que acontece à nossa volta: é necessário ponderar sobre movimentos da moda e tecer caminhos futuros que levarão ao que é mais moderno em cada segmento.
Por isso, trazemos hoje uma lista com cinco dentre as principais tendências para o design gráfico que deverão fazer a cabeça de todos os profissionais da área em 2020 e, de quebra, agitar o mercado de impressos em geral para marketing e produtos. Fique atento – e sempre à frente dos concorrentes!
1 – Cores, cores – e mais cores!
O mundo está cada vez mais colorido, e você já deve ter notado essa mudança. Gradualmente, o mercado de peças gráficas vem utilizando mais variações de cores, com preferência para tons vivos e alegres.
Verde, amarelo, vermelho e azul estão voltando às paletas de cores das empresas. Além disso, verifica-se também o retorno do tão (anteriormente) temido degradê!
2 – O vintage continua ditando regras
Essa é uma linha que teve início há alguns anos e que não demonstra perder força ao longo do tempo, prometendo ser uma das sensações de 2020.
Ilustrações bem marcadas temporalmente, formas geométricas, tipologia específica e cores “lavadas” compõem esse estilo que vem sendo abraçado por todo tipo de empresa, em especial aquelas do setor alimentício.
3 – Tipologia: pode ousar, mas contextualizando
Em oposição a uma onda minimalista que passou pelas tendências em tipologia, o cenário hoje é bastante diferente: valoriza-se trabalhos com fontes serifadas, complexas e estilosas, casando bem com composições bem específicas.
A regra aqui é: bom senso e contextualização. Não há problemas em ousar na escolha da fonte, desde que essa decisão “case” com o briefing da campanha e esteja 100% alinhado com os conceitos da empresa.
4 – A responsividade chegou aos logotipos
Aqui, duas tendências convergem: a expansão da comunicação aos muitos meios disponíveis (computadores, tablets, smartphones, TVs) e a preocupação sempre crescente de identificação da marca em função do reconhecimento do logotipo e associação de conceitos.
Por isso, aplica-se agora o conceito de responsividade (que é a capacidade de um elemento gráfico se adaptar a diferentes formatos e suportes de leitura e consumo) aos logotipos, que são a marca registrada e a assinatura da empresa.
5 – A cor do ano pela Pantone!
A Pantone, uma das principais empresas que desenvolve e cria padrões e sistemas de cores, divulga todos os anos a sua “cor do ano”. Trata-se de uma seleção cuidadosa, com base em estudos de tendências e conceitos de design.
Para 2020, a Pantone selecionou o Classic Blue como a cor do ano (de tonalidade #194052). A partir desse anúncio, designers de todo o mundo e de todos os segmentos planejam seus trabalhos e pautam as propostas de projetos, alinhando-se ao que existe de mais vanguardista em cores e formas.
Com tudo isso, temos a certeza de que 2020 será um ano fantástico e cheio de criatividade! É o que a Auremar Gráfica deseja para todos os seus clientes, fornecedores e amigos!