O panfleto ou flyer é uma das estratégias de comunicação mais antigas de nossa sociedade e, ainda hoje, gera resultados. Acessível, pode ser adaptado à qualquer estratégia de marketing, gerando reconhecimento de marca e retorno rápido.

Se você quer entender como fazer um flyer, acompanhe as nossas dicas!

Qual é a função de um flyer?

O flyer ou panfleto é um impresso que tem como propósito divulgar, de maneira objetiva, um evento, produto, serviço, marca ou empresa. Por terem baixo custo e serem facilmente segmentados, eles são muito utilizados por empresas pequenas, mas também atendem bem às empresas de portes maiores.

Como fazer um flyer?

Para gerar resultados, seu panfleto deve obedecer a uma estratégia. Confira o que você não pode esquecer para fazer o seu!

Defina um objetivo

Sem um objetivo bem definido, você não conseguirá elaborar um chamado para a ação (CTA) ou escolher uma proposta de design que realmente conduza o potencial cliente ao que você deseja. Portanto, defina um objetivo para o seu panfleto e faça com que todos os elementos gráficos se alinhem para comunicar esta intenção.

Pense em uma chamada atraente

É comum que o flyer seja o primeiro contato de uma pessoa com a sua empresa. Se ele não for atrativo o suficiente, será descartado facilmente. Uma chamada atraente, portanto, é essencial para que sua panfletagem gere resultados.

Seu chamado para a ação deve ser escrito em uma fonte bem legível e de uma maneira que o destaque. Procure mantê-lo curto e objetivo, de modo que o designer responsável tenha mais liberdade para trabalhar e o leitor saiba exatamente o que você deseja. Informações complementares podem ser trabalhadas em um subtítulo.

Seja objetivo

Como já dissemos, o panfleto precisa ser conciso. Qualquer que seja o seu objetivo com o panfleto, é importante ele ser entendido pelo seu público-alvo. Se seus potenciais clientes gostam de textos mais elaborados, utilize isso a seu favor. Se você está lidando com o grande público, opte por um texto mais objetivo, que não dê margem para interpretações dúbias.

Forneça informações de contato

Seu panfleto é um canal para que o potencial cliente entre em contato com a sua empresa posteriormente. Portanto, forneça informações de contato, tais como: endereço, telefone e redes sociais. Esses dados devem estar bem visíveis.

Não polua o visual

Lembre-se que o objetivo do panfleto é que o público visualize facilmente informações relevantes. Usar muitas imagens e textos podem fazer com que as pessoas fiquem indispostas a entender o que você tem a dizer.

Tenha cuidado com o excesso de fotos (utilize, no máximo, duas). Tenha atenção também ao tamanho das fontes e à quantidade de cores. Faça com que todos os elementos gráficos estejam alinhados com a identidade visual de sua marca e mantenha um layout simples.

Outro cuidado essencial para não poluir sua peça gráfica é ter atenção a erros gramaticais, ortográficos e de digitação. A língua portuguesa e a reputação de sua empresa agradecem!

Faça um trabalho atraente

Como já dizia o ditado, uma imagem vale mais do que 1.000 palavras. Elas tornam a sua argumentação mais forte e ajudam a aliviar a carga de informações do texto.

Além disso, o cuidado com a escolha do papel e o tipo de impressão ajudam a tornar a comunicação de sua marca mais eficiente. Respeite o orçamento de sua empresa e faça com que todos os elementos do panfleto comuniquem o propósito da sua empresa.

Ofereça vantagens

As pessoas adoram receber vantagens. Faça com que seu panfleto seja um canal para isto! Crie descontos, cupons e outras estratégias para incentivar o contato do cliente em potencial com a sua empresa.

O panfleto ou flyer é um ótimo veículo de comunicação para quem quer gerar retorno rápido e transmitir mensagens de uma maneira objetiva, sendo especialmente útil para eventos.

Se você quer encomendar o seu com quem sabe como fazer um flyer, entre em contato com a Auremar Grafica!

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