Como escolher a gramatura de papel para um impresso?

Blog

É preciso tomar diversas decisões ao criar um material institucional ou comercial. Uma delas se refere à gramatura de papel utilizada em seus materiais. Pode parecer um detalhe pequeno, mas será determinante para a receptividade da sua comunicação.

Ao tratar da gramatura de papel, a medida usada é a g/m², ou gramas por metro quadrado. Ou seja, o quanto maior é esse número, mais pesado é o papel. Ao ter em mente qual é a quantidade exata que você quer, torna-se muito mais fácil comprar o produto certo.

Por fim, lembre-se de distinguir os termos gramatura e espessura do papel, já que não são sinônimos. Esse segundo se refere à distância entre as duas faces de uma folha de papel e não tem relação com a gramatura usada.

Quais são os tipos de gramatura de papel mais utilizados?

Veja a seguir os principais tipos de gramatura de papel que você pode escolher ao criar o material da sua empresa:

  • entre 35 e 55 g/m²: papel mais fino, muito semelhante ao de jornal, que proporciona uma forma barata de imprimir muitas cópias de um material;
  • entre 75 e 100 g/m²: esse é considerado o tipo de papel comum, utilizado para impressões convencionais em escritórios ou até mesmo em casa;
  • 115 g/m²: uma gramatura de papel mais robusta que o considerado normal, costuma ser usada em panfletos e cartazes de baixo custo;
  • 150 g/m²: também é utilizada em panfletos e cartazes, mas oferece mais resistência, sendo usada também em capas de revistas;
  • entre 250 e 300 g/m²: gramatura mais pesada que se costuma usar em cartões de visita, cartões-postais e convites de casamento.

Como escolher a gramatura de papel ideal?

Com tantas opções disponíveis, é natural sentir insegurança na hora de escolher aquela que é a melhor gramatura de papel para as suas necessidades. São as características do seu projeto que determinarão a melhor escolha, sendo fundamental que todos esses elementos se encaixem.

Veja, nos tópicos a seguir, os principais critérios que você deve levar em consideração para escolher a melhor gramatura de papel.

Uso do material

O tempo de contato do público com o seu material é um dos pontos determinantes para a escolha da gramatura de papel dele. Então, isso deve ser levado em conta ao escolher o material.

Se o material será muito usado, como é o caso de um manual ou um folder institucional, exige-se uma gramatura mais resistente.

Tipo de material

Um panfleto com ofertas de uma loja de departamentos e um convite de casamento têm propósitos bem diferentes. Essa intenção também deve ser refletida na gramatura de papel utilizada.

Enquanto o primeiro envolve uma relação mais superficial, e pode fazer uso de um papel mais fino, o segundo contribui para a percepção da importância do evento, quando uma gramatura mais grossa é utilizada.

Recomendação da gramatura

Por fim, cada gramatura de papel já costuma ser usada popularmente em diversos tipos de material. Ou seja, o público até já estará acostumado a consumir certos materiais com determinada gramatura.

Por exemplo, como a gramatura entre 250g e 300g costuma ser usada em cartões de visita, não é recomendado fugir disso ao criar esse tipo de material.

Tendo em vista todas as possibilidades de gramatura de papel e as múltiplas aplicações delas, fica nítido o quanto todo esse processo deve ser conduzido com o máximo de cuidado.

Para isso, é essencial contar com uma boa gráfica, tanto para recomendar o melhor tipo de papel quanto para imprimir seu material.

Aproveitou essas informações? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades!
Empresa associada:
Siga-nos nas Redes Sociais:

 
Ícone WhatsApp atendimento Auremar Gráfica