Você ainda não investe em marketing? Conheça o que o marketing pode fazer pela sua empresa e pelo seu produto!
Desde que foi cunhado, marketing é um dos termos mais utilizados no universo corporativo – e, ao mesmo tempo, também é um dos conceitos mais erroneamente utilizado e evocado sempre das formas mais equivocadas possíveis.
Um dos erros mais comuns que as empresas cometem nesses quesitos é focar estritamente seus esforços nos produtos/serviços que oferecem, e assim achar que estão fazendo marketing. Outro erro é, mesmo aplicando marketing, esperar que os resultados venham como em um passe de mágica.
Segundo a maioria dos teóricos e estudiosos, marketing é um conjunto de processos colocados em prática com um único fim: gerar valor sobre uma determinada “coisa” (um produto, um serviço, um conceito), para determinado público. Além disso, consistência e paciência são peças chave nesse processo.
Com base nas premissas de gerar valor e encantar seu público, vamos listar a seguir cinco motivos pelos quais a sua empresa deve investir em marketing. Siga!
1 – Conhecer a fundo o seu público
Toda estratégia de marketing – sem exceção – presume um conhecimento profundo do público consumidor de um determinado produto ou serviço. Isso inclui saber dados básicos gerais das pessoas, suas necessidades, desejos e dificuldades que enfrentam.
Trata-se de um conjunto de dados de extrema valia para qualquer negócio. Essas são informações que se mostram vitais não apenas para o marketing, mas também para a condução do negócio como um todo: desenvolvimento de novos produtos, precificação, campos de atuação, dentre muitos outros aspectos.
2 – Gerar valor para um determinado público
Conforme já pontuamos, o objetivo essencial do marketing é gerar valor para a sua marca ou produto, com foco em públicos específicos. Mas o que, de fato, significa gerar valor?
Em termos práticos, gerar valor quer dizer que essas pessoas verão o seu produto como uma ótima solução para suas necessidades ou “dores” que venham enfrentando. Também significa que suas características e benefícios sejam bem vistas e transformem o eventual “gasto” em um verdadeiro investimento.
3 – Tornar sua marca e seu produto conhecidos
Investir em marketing significa trabalhar bem a comunicação. Afinal, de nada adianta se sua empresa vende produtos ou serviços com características que agradem o público se ninguém sabe disso!
Além de informar sobre o produto, a comunicação também serve para manter sua marca na cabeça das pessoas, que sempre associarão a necessidade do produto à sua marca.
4 – Alavancar as vendas
Depois de conhecer a fundo o público, comunicar, gerar valor e manter a marca na lembrança das pessoas, a consequência natural não poderia ser outra: sucesso e aumento nas vendas! Trata-se de um processo que exige, acima de tudo, consistência, investimento e muita paciência.
5 – Ganhar destaque em um mercado (muito) competitivo
Lembre-se de que você não está sozinho no mercado – aliás, muito pelo contrário! Cada vez mais pessoas, empresas e produtos entram no mercado, sempre com o objetivo de ganhar espaço e a confiança do público consumidor.
Como ganhar destaque em meio a esse denso caldo de competidores? Diferenciação. Ou seja: como o seu produto é diferente daquele oferecido pelo concorrente? E, ainda, como essa diferença se converte em benefício e resolve problemas e necessidades?
Essas são todas perguntas que são respondidas com uma boa estratégia de marketing – e, novamente, muita consistência e paciência no processo!
Falando em marketing, é inevitável que nos atentemos ao poder do visual e da palavra escrita na vida das pessoas. Por isso, devemos destacar aqui o papel das ações de comunicação visual, por meio de materiais gráficos como panfletos, folders, cartazes e outros muitos tipos.