Você sabe o que são as marcas de impressão? Utilizadas para auxiliar gráficas a delimitar corretamente os limites em que os materiais impressos serão colocados, elas evitam uma série de problemas nos materiais de uma empresa.

As marcas de impressão são de três tipos. Compreender as diferenças entre sangria, marca de corte e segurança é fundamental para dar mais qualidade aos materiais gráficos que a empresa imprime.

Confira abaixo os detalhes de cada tipo de marca de impressão!

O que é a sangria?

A sangria é uma marca de impressão utilizada para proteger as imagens e elementos gráficos do impresso, de qualquer problema durante o refile, das linhas brancas que sobrarem. Em outras palavras, ela é uma marca que ultrapassa os limites do corte.

Se a sangria for bem estruturada, ela impedirá que o material gráfico tenha uma margem branca após o acabamento. Por padrão, empresas gráficas utilizam uma sangria com uma medida que varia entre 3mm e 5mm.

O que é a marca de corte?

A marca de corte é uma marca de impressão de grande importância durante o fechamento. O seu objetivo é direcionar o refile e, assim, evitar erros.

Muito adotada na impressão de imagens, a marca de corte auxilia o posicionamento correto de cada cor. Portanto, ela pode evitar vários prejuízos causados pela necessidade de reimprimir um material com a tinta má posicionada.

Na maioria dos casos, a marca de corte é inserida durante a criação do material gráfico. Em alguns casos, a empresa pode optar por realizar a inclusão manual, caso o projeto tenha alguma característica própria do conteúdo que será levado para a gráfica.

O que é a marca de segurança?

A marca de segurança protege os textos e demais elementos durante o refile e o acabamento final. Ela é uma linha imaginária na parte interna do material gráfico e é definida conforme o tipo de produto que será impresso.

Em cartões de visitas, por exemplo, é comum a adoção de uma margem de segurança entre 4 e 5mm. Já em cadernos, a marca de segurança utilizada pelo mercado, em geral, é de 15mm no lado em que o wire-o é inserido e 10mm nas outras margens. Assim, é possível ter uma estética equilibrada e de qualidade.

Entre as marcas de impressão, a margem de segurança merece um cuidado especial na impressão de textos, seja em catálogos ou panfletos. Afinal de contas, qualquer corte excessivo levará a perda de informações e a necessidade de reimprimir os conteúdos.

No processo de impressão, empresas tomam vários cuidados para garantir a qualidade do produto final. Da escolha do tipo de papel a técnica de impressão utilizada, todos os detalhes devem ser verificados para garantir mais qualidade.

As margens de impressão, nesse cenário, são fundamentais. Elas evitam que o material apresente margens diferentes, ou que tenha a sua exibição prejudicada. Portanto, sempre esteja atento a esse detalhe para garantir que os seus impressos atendam às suas expectativas.

Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades futuras do blog!

Deixe um Comentário