Títulos ou chamadas são parte essencial de qualquer comunicação: é o primeiro contato do leitor e deve chamar sua atenção. Mas como fazer isso? Confira as dicas a seguir!
Palavras têm poder – e a grande prova disso é a importância dos títulos e chamadas com os quais nos deparamos todos os dias, e que nos influenciam muitas vezes sem que percebamos.
Tais instrumentos de comunicação e persuasão não surgem “do nada”, sem técnica, e seus efeitos não são coincidência. Ao invés disso, cada detalhe de cada termo e cada palavra é pensado com muito cuidado para produzir o resultado desejado no interlocutor – no caso, o cliente.
Com este artigo, vamos procurar transmitir uma parte importante dessas técnicas e cuidados que se deve ter ao produzir títulos. São sete dicas que você poderá seguir a partir de agora! Vamos a elas?
1 – Seja claro e transparente
Tenha duas coisas em mente: o cliente odeia ser enganado (ou levado a pensar algo que não é verdade, mesmo que de forma não intencional) e existem leis que o protegem de problemas desse tipo.
Assim, procure ser sempre objetivo, claro, honesto e verdadeiro ao produzir as chamadas e títulos para seus produtos. Quanto mais claro, maiores as chances de o público entender a mensagem e atender a ela. Ou, no mínimo, compartilhá-la com precisão.
2 – Use números
Pessoas amam números, principalmente quando representam alguma vantagem para si mesmas e essa vantagem pode ser potencializada.
Utilizar números em títulos e chamadas tem eficácia comprovada, dada a frequência com que nos deparamos com comunicações do tipo “30% de desconto”, “Os 10 maiores”, “5 benefícios comprovados”, dentre muitas outras possibilidades.
3 – Aplique a técnica AIDA
A sigla AIDA, que representa uma técnica muito usada no desenvolvimento de comunicação persuasiva, é autoexplicativa: Atenção + Interesse + Desejo + Ação.
A atenção pode ser conquistada com uma palavra ou termo impactante; O interesse, benefícios e números; o desejo, mais benefícios e um senso se escassez e urgência; e a ação, por meio de um verbo cuja ativação fará com que o interlocutor tenha tudo isso.
4 – Faça uma pergunta
A pergunta é um elemento importante e poderoso dentro de um título, pois carrega a iminência de uma ação imediata por parte do interlocutor: a resposta à pergunta, que leva também a ações subsequentes, uma vez que aguçou sua curiosidade.
Além disso, a pergunta no título provoca uma sensação de intimidade com o leitor, que acaba se identificando com o autor do texto (no caso, a empresa), o que favorece ações e opiniões positivas.
5 – Crie uma sensação de urgência
Palavras como “somente hoje”, “últimas unidades” e “agora!” provocam no leitor a necessidade de praticar uma ação o quanto antes. O conceito de urgência, neste caso, também está ligado ao de escassez: se existem poucas chances, o cliente deve se apressar para aproveitá-las.
6 – Seja útil
Como já pontuamos, o cliente sempre quer algo, precisa de algo, ou deseja algo. Assim, ao desenvolver uma chamada, mostre que você dará a ele de presente uma informação que lhe será útil e que poderá mudar algum aspecto de sua vida.
Em outras palavras, a comunicação deve girar em torno de algo que é relevante e que faz a diferença para um determinado público ou persona.
7 – Teste, e depois teste de novo
Se uma chamada não está trazendo resultados, troque. Se está trazendo, troque também (na medida do possível). Altere a ordem das palavras, acrescente termos, remova outros e continue testando.
Assim, você terá material estatístico para afirmar o que funciona ou não com as especificidades do seu público, que certamente é único e que possui necessidades e desejos bastante particulares.
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