Que o design permeia toda a nossa vida – seja pessoal ou principalmente profissional – não é mesmo novidade nenhuma. O que pode existir de novidade são as tendências previstas para os próximos anos no mundo do design.

Sabendo que esse tipo de aposta é fundamental para o desenvolvimento de estratégias para empresas e marcas, separamos cinco das principais tendências de design para os próximos anos para que você possa avaliar o quanto elas caberão ou não em suas estratégias.

Antes de prosseguir, não se esqueça de salvar o Blog da Auremar nos seus favoritos, para que você fique sempre informado das novidades!

Vamos juntos?

1 – Design 3D e Realidade Aumentada

Com a tecnologia 3D e de Realidade Aumentada (AR, sigla para “augmented reality”) se transformando em ferramentas cada vez mais acessíveis, podemos esperar nos próximos anos um expressivo aumento em sua aplicação de maneira geral, especialmente em design gráfico.

Nesse escopo podemos incluir com facilidade desde ilustrações e animações 3D até experiências de AR que adicionam uma nova dimensão ao design e potencializam o trabalho de criação de estratégias de marketing.

2 – Design de dados

À medida que entramos na era do Big Data, ou seja, dinâmica de modelagem e acesso a quantidades massivas de informação, a necessidade de comunicar informações complexas de maneira clara e concisa será uma habilidade cada vez mais valiosa.

Disso emerge o design de dados, uma vertente que busca mostrar os dados de maneira visualmente atraente e eficaz para diversos tipos de público. Esse tipo de estratégia será essencial para destacar insights e histórias ocultas dentro de massas de dados.

3 – Sustentabilidade e Design Eco-amigável

Com a crescente conscientização da população e dos mercados sobre a questão da sustentabilidade, esperamos um forte impulso na direção de estratégias de design cada vez mais ecológicos.

Nesse arcabouço podemos incluir a melhor utilização de materiais reciclados, a redução das emissões de carbono dentro dos processos criativos e o desenvolvimento de peças de design que promovam a conscientização sobre o tema.

4 – Design minimalista e funcional

O minimalismo continuará a ser uma tendência de design bastante popular, pois suas prerrogativas são eficazes na comunicação de mensagens, fazendo-o de maneira clara e praticamente sem ruídos.

Assim, e combinando com o foco na funcionalidade, o design minimalista pode resultar em experiências de usuário mais limpas e simplificadas, trazendo eficiência nos principais processos de interação entre marcas, empresas, produtos e público consumidor.

5 – Tipografia criativa

A tipografia, embora esteja dentro do escopo do design, é praticamente uma força com processos próprios e popularidade sempre ascendente. Para os próximos anos, essa arte vai se tornar cada vez mais o centro das atenções, com designers experimentando novas fontes, tamanhos, cores e técnicas de layout.

Nesse contexto temos vertentes promissoras como a tipografia expressiva, que tem como uma de suas premissas a comunicação visual que vai além das palavras, e que pode ajudar a criar uma forte impressão visual e emocional em qualquer tipo de projeto.

Agora que já temos uma ideia de como será o mercado de design para os próximos anos, queremos saber de você! Como você vê sua marca ou empresa nesse contexto e como você utilizaria essas ferramentas?